Contabilidade digital: O que é e por que contratar?

Com os avanços tecnológicos, se tornou muito mais fácil resolver certas questões burocráticas de uma empresa.

Mediante isso, a contabilidade também se modernizou e aparece no mercado com diferenciais que podem auxiliar e agilizar o trabalho dos profissionais, um desses diferenciais é a contabilidade digital.

Você já ouviu falar? Continue lendo este post para entender mais.

O que é contabilidade digital e como funciona?

A Contabilidade Digital é um serviço que chega ao mercado usando da internet e outras tecnologias para realizar os serviços contábeis para o cliente.

Dessa forma, é possível tornar os processos da contabilidade muito mais práticos, seguros, assertivos e, principalmente, econômicos. Geralmente, a Contabilidade Digital funciona através de plataformas online nas quais o contratante do serviço pode realizar as tarefas.

Por se tratar de uma espécie de Software, ele aprimora o trabalho do contador e faz com que o mesmo preste o serviço de uma forma muito mais produtiva e eficiente, afinal, ele sentirá a incrível mudança que essa tecnologia promove.

Além disso, a Contabilidade Digital impacta positivamente a vida do contador ao trazer os seguintes aspectos:

  • Comunicação mais ágil e fácil com o cliente;
  •     Compartilhamento automático de dados;
  •     Obrigações fiscais e tributárias mais facilitadas;
  •     Informações simplificadas;
  •     Diagnósticos financeiros precisos;
  •     Maior facilidade em obter informações sobre os clientes;
  •     Relatórios mais bem elaborados.

Com certeza, com tantas vantagens e diferenciais, fica difícil experimentar essa forma rápida e eficiente de contabilidade e, depois, tentar voltar a usar os métodos tradicionais e antigos.

Hoje em dia, um bom profissional está sempre um passo à frente e busca apresentar as melhores e mais ágeis soluções para os contratantes de seu serviço. Logo, é uma forma muito mais ágil de realizar as burocracias financeiras da empresa de forma mais rápida e ter as funções otimizadas.

Vantagens ao contratar a contabilidade digital

Como é possível observar, em diversas áreas de atuação é possível observar que a tecnologia está ganhando mais espaço e, provavelmente, sem previsão de parar. Logo, ao contratar os serviços de Contabilidade Digital, é possível usufruir de diversos benefícios:

Redução de custos

A internet e demais tecnologias têm o dom de derrubar as barreiras presentes entre um negócio e a redução dos gastos. Como a tecnologia é um mundo infinito, é possível encontrar as melhores e mais acessíveis opções do mercado.

Além disso, acaba-se o martírio de precisar gastar com grandes pacotes de papel, já que os documentos, gastos, etc, serão todos armazenados digitalmente. Assim, é possível reduzir custos e, quando necessário, acessar online os arquivos.

Integração eficiente

Quem opta por continuar com os métodos tradicionais da contabilidade, acaba por passar por desgastes desnecessários durante o envio de informações para os parceiros.

Logo, com a Contabilidade Digital, ou Contabilidade 2.0, é possível obter uma integração de sistemas que realiza a troca de dados de um parceiro ao outro.

Além disso, é necessário sempre pensar no futuro. Ao fazer isso, é possível observar o quanto a Contabilidade Digital permite o crescimento da empresa.

Afinal, é possível visualizar o negócio crescendo exponencialmente sem a necessidade de se apegar em fatores burocráticos financeiros que geralmente mais atrapalham do que ajudam.

Otimização da performance financeira

Ao contratar um serviço de Contabilidade Digital, é possível reduzir em grandes proporções os erros. Por ser um serviço prestado de forma digital, são baixíssimas as probabilidades de a empresa contratada para o serviço errar em algo, afinal, um sistema tecnológico é, na grande maioria das vezes, exato.

Também é possível controlar como anda o fluxo de caixa, qual o crescimento e alcance de todas as metades estabelecidas, planejamentos tributários, etc.

Logicamente, é sempre preferível que a empresa confira junto com o contador contratado todo o serviço feito, a fim de ter certeza de que o serviço foi prestado de forma correta.

Considerações

Com tantos benefícios, fica difícil afirmar que o método antigo e tradicional será o melhor e mais benéfico para a empresa.

Algumas considerações que o empresário deve fazer é não avaliar somente o preço na hora de escolher a contabilidade digital ideal.

Afinal, analisar somente o preço do serviço tende a mostrar um péssimo rumo quanto ao crescimento da empresa. Nem sempre a escolha mais barata é a mais ideal, afinal, preço sempre será diferente de valor.

Além disso, a segurança que a Contabilidade Digital fornece é outro aspecto que deve ser levado muito em conta. Com um mercado tão competitivo, não é de se esperar que alguém tente espiar todos os gastos e demais finanças da empresa. Isso ocorre principalmente quando não há um sistema preparado para atuar em prol da empresa.

Logo, todos acabam ficando mais vulneráveis aos ataques de hackers, vírus, invasores, etc. Por isso, a proteção é extremamente importante e acaba sendo um dos principais tópicos a ser levado em conta. Isso porque ao contratar os serviços de Contabilidade Digital é possível ter os dados armazenados na nuvem.

Essa é uma ótima forma de manter em segurança todos os dados financeiros da empresa. Além disso, possibilita o acesso do empresário onde quer que ele esteja e, em caso de pane ou perda, os dados sempre estarão nas nuvens para remendar qualquer imprevisto. Os backups que são frequentemente criados também são uma ótima questão a ser levada em conta.

Outro fator interessante é que a questão do armazenamento é um ponto negociável. Isso significa que, caso necessite de mais espaço, basta solicitar uma quantidade maior de espaço para armazenamento de dados, quando necessário.

Ainda é importante levar em conta que um contador jamais é substituído por uma máquina. O que ocorre na Contabilidade Digital é que ele utilizará a internet como uma indispensável ferramenta para otimizar e agilizar os pedidos e relatórios dos clientes e, também, como uma fonte de informações para realizar os serviços requisitados pelo contratante.

Logo, ao contratar uma empresa competente e confiante de Contabilidade Digital, é possível sentir visivelmente os benefícios que esse serviço pode trazer à empresa, fazendo com que os serviços sejam muito mais ágeis, otimizados e, além de tudo, não atrapalham o andamento de outras questões do negócio.